Você já ouviu falar em diesel verde? Saiba o que é e como ele se diferencia do biodiesel

Gregorya Lima
Gregorya Lima
Fernando Trabach Filho

Conforme comenta o administrador de empresas Fernando Trabach Filho, o setor de combustíveis tem passado por grandes transformações, impulsionado pela necessidade de reduzir os impactos ambientais. Nesse cenário, o diesel verde surge como uma alternativa promissora, capaz de oferecer um desempenho eficiente sem abrir mão da sustentabilidade. Interessado em conhecê-lo melhor? Nos próximos parágrafos, vamos esclarecer as principais características do diesel verde, como ele se diferencia do biodiesel e por que vem ganhando espaço no mercado.

O que é diesel verde e por que ele está ganhando destaque?

O diesel verde, também conhecido como HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), é um combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais e gorduras residuais, mas com uma tecnologia diferente da usada no biodiesel comum, de acordo com Fernando Trabach Filho. Pois, em vez de usar processos de transesterificação, como no biodiesel, o diesel verde passa por um tratamento com hidrogênio, o que garante um produto final mais puro e com características químicas muito semelhantes ao diesel fóssil.

Aliás, esse processo torna o diesel verde compatível com motores a diesel sem a necessidade de adaptações, o que facilita sua inserção no mercado. Ademais, ele emite menos poluentes e tem melhor desempenho em climas frios, o que é uma vantagem em relação ao biodiesel tradicional. Assim, por essas razões, o diesel verde tem sido adotado por empresas de transporte, indústrias e governos que buscam reduzir sua pegada de carbono sem comprometer a eficiência dos veículos.

Em que o diesel verde é diferente do biodiesel tradicional?

Segundo o administrador de empresas Fernando Trabach Filho, apesar de ambos serem considerados combustíveis renováveis, há diferenças importantes entre o diesel verde e o biodiesel tradicional. O biodiesel é feito através da reação de óleos vegetais ou gorduras animais com um álcool, como o metanol, resultando em ésteres que não são quimicamente idênticos ao diesel de petróleo. Por isso, o biodiesel pode apresentar limitações, como maior tendência à oxidação, menor estabilidade e dificuldade de uso em motores antigos ou em regiões frias.

Fernando Trabach Filho
Fernando Trabach Filho

Já o diesel verde, por ser produzido por hidrotratamento, tem uma composição química praticamente igual à do diesel fóssil. Isso permite que ele seja usado puro ou misturado em qualquer proporção com o diesel comum, sem prejuízo ao desempenho dos motores. Dessa forma, essa compatibilidade e a menor emissão de poluentes fazem com que ele seja considerado mais eficiente e seguro em diversas aplicações, como pontua Fernando Trabach Filho.

As principais vantagens do diesel verde

Em suma, o diesel verde vem se destacando por vários motivos que o tornam uma alternativa bastante atrativa. Veja abaixo as principais vantagens desse combustível renovável:

  • Compatibilidade com motores: pode ser usado em motores a diesel convencionais, sem a necessidade de ajustes.

  • Baixa emissão de poluentes: contribui para a redução de gases de efeito estufa e outros poluentes nocivos.

  • Melhor desempenho em temperaturas frias: apresenta maior estabilidade e resistência à oxidação.

  • Maior pureza: tem uma composição mais uniforme, o que melhora a qualidade da combustão.

  • Versatilidade: pode ser produzido a partir de diferentes matérias-primas renováveis.

Esses pontos mostram como o diesel verde pode ser uma solução viável tanto para o presente quanto para o futuro da mobilidade sustentável. Ele atende às demandas ambientais sem comprometer a eficiência operacional dos veículos.

Um caminho promissor para uma transição energética mais limpa

Em conclusão, com a busca por alternativas mais sustentáveis ganhando força, o diesel verde aparece como um importante aliado na redução de impactos ambientais. Até porque, por ser renovável, menos poluente e altamente eficiente, ele representa um avanço importante frente ao biodiesel tradicional e ao próprio diesel fóssil. Assim sendo, à medida que sua produção se torna mais acessível, é provável que ele se torne cada vez mais presente em postos e frotas pelo mundo.

Autor: Gregorya Lima

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